quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jesus, um convidado muito especial!

Queridos leitores, nos perdoem pela demora na atualização do blog, estamos tendo dificuldades de conexão com a internet, esperamos o mais breve possível resolver este problema, no mais, estamos publicando uma nova postagem e esperamos que seja edificante para a vida de vocês, um grande abraço e fiquem na paz do Senhor Jesus.


                                           Jesus, um convidado muito especial!
  
Primeiro milagre de Jesus, é uma passagem muito famosa justamente por se tratar do primeiro milagre documentado de Jesus Cristo. 



"...No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar". Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros. Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda. Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa". Eles assim o fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo 
e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora". (João 2:1-10)



Interessante desta passagem bíblica é analisarmos o motivo que levou Jesus a operar este milagre! que exemplo poderíamos tirar? Qual ensinamento podemos usar para edificar nossas vidas, em um texto, usado fora de seu contexto, apenas como pretexto, para muitos apegados a bebida justificarem sua embriaguez? Pois bem, a palavra de Deus nunca é em vão, e mesmo nas mais sublimes passagens podemos tirar grandes lições de justiça, paz, amor e esperança que podem mudar nossas vidas para sempre.


A Bíblia possui algumas passagens simbólicas, como exemplo temos a santa ceia descrita nos evangelhos, a última ceia de Jesus com seus discípulos, ato onde repartiram o pão e o vinho e Jesus declarou que aquele pão e o vinho simbolizavam seu corpo e sangue respectivamente, e os alertou para que aquele ato fosse contínuo, ou seja, sempre repetido em memória ao seu sacrifício que ainda ocorreria na cruz, embora seus discípulos ainda não soubessem. Portanto, dentro desta linha simbólica temos também a figura do Espírito Santo representada como uma pomba, como um sopro, como azeite, ou no caso específico em que quero tratar, como um vinho. O derramar do vinho simboliza o preencher do Espírito Santo na vida do cristão, mas entenda, falo especificamente nas passagens bíblicas em que o contexto do derramar do vinho simbolize o Espírito Santo, veja este versículo; 

"E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentará as vasilhas, se derramará, e as vasilhas se estragarão". (Lucas 5:37)

O contexto em que se encontra este versículo nos faz compreender que a uma ligação entre o "couro velho" como sendo o velho homem (meu velho "EU") e do "couro novo" como um novo homem (meu novo "EU"). Não podemos ser repletos do Espírito Santo de Deus se ainda formos o velho homem, ou seja, o "couro velho", devemos sim, ser novas criaturas, novas pessoas, precisamos passar pela metanoia (mudança de mentalidade, de caráter) que o seguir a Jesus exige, é o nosso negar-se a si mesmo, é o tomar a nossa cruz para podermos segui-lo sem olhar saudosamente para trás, é ser "um odre novo", ou seja, "um couro novo". Compreendes? O Espírito Santo só é derramado em novas criaturas, em pessoas curadas, saradas e libertas por Deus, o derramar do Espírito significa uma plenitude em Deus, um outro patamar de intimidade e de busca do Senhor, é o refrigério de quem vive uma vida em santidade. 


Agora sim podemos voltar ao dia do casamento, ao dia do primeiro milagre de Jesus, o dia em que Ele transformou a água em vinho. Imagine você vivenciando aquele momento, uma festa israelita, um casamento! O casamento era bastante celebrado nesta época, era muito importante, simboliza a formação da família, base das promessa de Deus ao pai dos Hebreus, um homem chamado Abraão! Simbolizava o cumprir da fertilidade dos hebreus, era uma festa muito alegre, o casal passava um ano em "lua de mel", era um ano em que este israelita ficava livre de ser convocado pra guerra, sua obrigação era unicamente com sua esposa, sua família.



Entretanto, no meio da festa acabou o simbolo da alegria, o vinho! Não deixa de ser fácil para nós imaginar esta situação, uma grande celebração em meio a um povo alegre e festeiro no ápice da celebração acabar o vinho, um de seus motivadores naturais, pois bem, neste contexto é simples perceber que a tristeza deve ter abatido muitos ali, principalmente aos noivos e familiares que tinham de ver seus convidados se retirando por conta do fim do "combustível" da alegria. Até um convidado muito especial se manifestar, até darem liberdade para Ele agir e mudar a sorte daquele povo, trazendo de volta a celebração e pondo um fim na tristeza, devolvendo a alegria.


Muitos são os sofrimentos e angústias dos homens, muitas são as ausências de temperos na vida que nos levem a gozar de alegria, amor e paz! Muitos sofrem nas mais variadas etapas da vida, e nas mais variadas áreas como por exemplo a área sentimental a amorosa e profissional. E o que devemos fazer para ter nossa tristeza transformada em alegria, assim como aconteceu com os noivos do capítulo 2 do evangelho de João? É simples! se compararmos nossa vida com a festa dos noivos, podemos compreender que mesmo achando que temos o controle de tudo, mesmo achando que nada pode dar errado, que nada poderia estragar um momento tão especial de nossas vidas, fica evidente ver que infelicidades acontecem e que tudo pode sim dar errado. Porém tudo é permissão divina, é Ele quem rege o universo, é Ele quem tem o controle de tudo, sua palavra diz que nem uma folha cai de uma árvore sem seu consentimento, que Ele tem contado todos os fios de cabelos que temos, e que um dia irá enxugar todas as lagrimas de nossas faces, é esse quem deve ser o convidado especial em nossa "festa" simbolizada aqui como nossa vida, somente Ele pode trazer de volta uma alegria que foi embora.


"Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados." 
(Mateus 10:30)

Jesus Cristo como convidado especial em nossas vidas tem a liberdade de arrumar nossa casa, de entrar em ambientes antes proibidos, de fazer parte de nossa intimidade, nos trazendo cura, restauração, refrigério, paz... Amor! Esse é o Deus quem devemos confiar e entregar nossa vidas ao seu controle, pois Ele nunca decepciona e nunca nos abandona, Ele é fiel e justo e sempre estará disposto a estender sua mão para nós. Faça como os noivos, acredite NEle e tudo mais Ele o fará. Receba-o em sua vida, e assim como fizeram os serviçais, faça-o você também, obedecendo tudo o que Ele mandar e da forma como Ele mandar, sem exitar, sem questionar, mesmo que pareça absurdo, assim como pareceu para aqueles homens, eles teriam de encher seis potes com mais de 600 litros de água, para nós pode parecer uma tarefa simples, mas para aqueles homens que viviam no deserto conseguir mais de 600 litros de água não era uma tarefa fácil, todavia, eles assim o fizeram sem questionar. Pode ser que o pedido de Jesus além de difícil pareça incoerente; como juntar mais de 600 litros de água pode mudar a sorte de uma festa já arruinada? É no meio das incertezas, da dificuldade e as vezes até do desespero que aqueles que confiam no Senhor encontram abrigo e que confiantes NEle podem deslumbrar de seus milagres que transformam vidas, pode parecer loucura seguir a Jesus e confiar em um livro que possui partes escritas a mais de 3000 mil anos, porém assim confiaram os que estavam na festa dos noivos, obedeceram e puderam contemplar das maravilhas de Deus. Talvez lhe digam; acabou, não tem mais jeito, não há mais porque ter festa, não há mais porque viver! Digo a vocês meus queridos; AINDA NÃO ACABOU! Jesus te aguarda de braços abertos, pronto para mudar a sua vida, a sua "festa", apenas creia, confie, e tudo o mais Ele fará por você!




E não se esqueça, quando Jesus transformou água em vinho, mudando a trajetória de derrota e tristeza para uma outra de vitória e alegria, não foi um vinho qualquer que jesus transformou, mas sim o melhor, de altíssima qualidade, é assim que jesus opera em nossas vidas, transformando tristeza em alegria e fazendo com que o algo sem sabor se torne algo valioso e saboroso moldando e mudando vidas. Deus te abençoe e a paz de Jesus esteja contigo!