segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Amor ou Obrigação? O Amor!

"... quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim..." (Mateus 10.38)



O Cristianismo tem enfrentado tempos difíceis, tempos de escassez espiritual, tempos de egoísmo, soberba e troca de valores, o que me tem feito refletir sobre o meu chamado e minha vida. O ano está quase se findando e como todo fim de ano, tenho feito uma retrospectiva de minhas atitudes. JESUS disse em Lucas 14.27 "...aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo...

Eu tenho experimentado carregar a minha cruz e seguir JESUS, confesso que não tem sido fácil, lembrei-me então de Simão que foi obrigado a carregar a cruz de JESUS no caminho para crucificação: 



"...Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz...." (Mateus 27.32)


"...Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz..." (Marcos 15.21)




Imagino como Simão não deve ter se sentido nesta situação, ter que carregar uma cruz que não era sua, ele pode ter pensado: Porque eu tive que passar por aqui exatamente agora?! Nós seres humanos somos assim, só nos preocupamos com nós mesmos ou com "os nossos". O constrangedor é quando mudamos de ângulo e passamos a observar JESUS, pois JESUS também estava carregando uma cruz que não era Sua, a diferença é que ELE não foi obrigado a fazê-lo, pelo contrário, ELE se ofereceu a "carregar aquela cruz". 



"...Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz..." (Colossenses 2:13-14)

Simão foi o único a carregar materialmente a cruz de JESUS, mas ele não a carregou por amor a JESUS, ele não a carregou para compartilhar um pouco das dores de JESUS, dos Seus sofrimentos, já que JESUS estava com seu corpo todo machucado e com uma coroa de espinhos que lhe feria a cabeça. Simão não disse: Te amo SENHOR, vou Te ajudar! Ele não se ofereceu por livre e espontânea vontade a ajudar, ele foi obrigado. Mas embora não tenha agido pelo amor, não podemos deixar de ressaltar o privilégio que foi a Simão estar tão próximo do Filho de DEUS, daquele que estava prestes a salvar o mundo. 

As atitudes de repúdio, humilhação, zombaria, abandono, calúnia, desprezo dos soldados, a negação de Pedro, dos seguidores de JESUS e a indiferença de muitos que presenciaram a Sua crucificação, poderiam ser justificativas para JESUS desistir de sua missão, mas ELE suportou tudo e disse: "...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..." (Lucas 23.34). Não foram os pregos que seguraram JESUS naquela cruz, mas foi o amor d'ELE por nós. JESUS CRISTO é o maior e melhor exemplo que devemos lembrar de atitudes cristãs. fraquezas todos nós temos, mas lembre-se:

"...ELE disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim..." (2 Coríntios 12:9)



DEUS te Abençoe Sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário